quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 começam nesta segunda-feira; veja o que muda na prova

O MEC (Ministério da Educação) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) as mudanças e as datas de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), começam na próxima segunda-feira (28), a partir das 10h. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. A taxa é de R$ 35. Alunos de escolas públicas são isentos.

As mudanças nesta edição dizem respeito, principalmente, à correção da redação: a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e se criou a figura da banca de avaliadores. Além disso, será possível ver a redação corrigida, porém, sem possibilidade de recurso por parte do estudante. O ministério também anunciou que vai divulgar, em julho, o "Guia do Participante", com exemplos de redação "de excelência" e explicações sobre a metodologia da correção.

Redação

Na prova deste ano, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”.
Caso a discrepância permaneça, uma banca, formada por três avaliadores, corrige novamente o texto. Ela, então, determina a nota final do candidato.

Na prática, o processo ocorre assim: se o corretor A, por exemplo, deu a um candidato nota 95 para a competência 1 (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) e o corretor B deu nota 180, a redação será automaticamente corrigida pelo terceiro avaliador, já que a diferença entre as duas menções será de 85.

São cinco competências e cada uma vale 200 -1.000 é a nota máxima na redação. Se as duas notas finais (a soma das cinco competências) tiveram uma diferença superior a 200 pontos entre os dois avaliadores, o terceiro corretor também atua. Em persistindo a discrepância, o texto vai para a banca.

Veja o que mudou na correção da redação do Enem

(Para visualizar a tabela vide: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/24/inscricoes-para-enem-2012-comecam-nesta-segunda-feira-veja-o-que-muda-na-prova.htm)














Vista de provas

O anúncio de que os estudantes poderão ver uma cópia da redação do Enem atende, na verdade, a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado com o Ministério Público em agosto de 2011. No acordo, o MEC se comprometia a liberar a correção do texto no exame de 2012. Foi esse, inclusive, um dos argumentos do governo nos recursos contra as decisões judiciais que obrigavam o ministério a dar vista da prova no ano passado.

Fica mais difícil tirar “diploma” do antigo supletivo

A nota de corte para os interessados em conseguir certificação de EJA (Educação de Jovens e Adultos) –a prova de que o estudante conseguiu passar com sucesso pelo antigo supletivo– subiu nesta edição do Enem. Até ano passado, a nota mínima em cada uma das quatro provas era 400 e, na redação, 500. Em 2012, a nota mínima passa para 450 e a da redação se mantém em 500.

 Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/24/inscricoes-para-enem-2012-comecam-nesta-segunda-feira-veja-o-que-muda-na-prova.htm

Atenção alunos do Osman Loureiro

Não haverá aula no Osman Loureiro nos dias:

24/05 – Quinta-feira (Jorge e Jacilene)
25/05 – Sexta-feira (Lays e Janeíne)
26/05 – Sábado (Thiago Faustino)
28/05 – Segunda-feira (Thiago Alencar e Kelmany)

Motivo: Reforma na Escola Salete de Gusmão

Projeto Pré-Vestibular Comunitário apresenta suas ações para a nova gestão


Integrantes do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas participaram no dia 08 de maio de 2012 de uma reunião com a vice-reitora Rachel Rocha de Almeida Barros para apresentar o Programa à nova gestão. Estavam presentes a coordenadora do Projeto Pré-Vestibular Comunitário /UFAL e Assistente Social Janda Maria Alves de Alencar e sua equipe de bolsistas, o Pró-Reitor de Extensão Prof. Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra, o coordenador de Extensão Prof. José Roberto dos Santos e do coordenador do Programa em Arapiraca Alcindo Teles Galvão juntamente com alguns dos seus bolsistas.