terça-feira, 25 de março de 2014

Conexões de Saberes realiza eventos em março

Uma série de eventos foram realizados no mês de março pelo Programa Conexões de Saberes/UFAL. Tendo como foco o projeto Pré-Enem Comunitário, atividades relacionadas como a seleção de professores e de alunos, capacitação e palestras, encabeçaram as atividades.

A seleção de professores para o projeto Pré-Enem Comunitário foi realizada em duas etapas: A primeira consistiu na inscrição prévia dos candidatos que possuem habilidades nas matérias do Enem e com preferência para os estudantes das licenciaturas. Após a inscrição foram realizadas avaliações eliminatórias para os candidatos. Para isso, professores que passaram pelo Programa e hoje são concursados, fizeram parte das bancas, alisando uma um. Ao final deste primeiro processo, 22 professores foram escolhidos.

Em paralelo à seleção dos professores, houve também a do corpo discente do projeto. A COPEVE, que sempre auxilia no processo, hospedou a página a qual os candidatos faziam suas inscrições. Posteriormente, esses alunos viriam a passar por uma prova de seleção (essa ocorrida no último dia 16/03) e ao final concorrer a uma das 300 vagas disponíveis. Nesse processo os professores recém-aprovados participaram com fiscais. O intuito foi o de habituá-los já ao ambiente do Conexões.



No último processo antes de entrar em sala de aula, os professores participaram de uma capacitação, ocorrida nos dias 14, 19 e 20, com intuito de mostrar o que é, como surgiu e o que faz o Programa Conexões de Saberes/UFAL. Para a atividade, o palestrante e professor José Roberto Santos, principal responsável por instituir o Programa em Alagoas, relatou em breve, porém clara definição, a dimensão do Conexões no estado.



Os dias 19 e 20, foi direcionado à práticas de sala de aula. O monitor pedagógico do Programa Paulo Henrique, e no dia seguinte o professor do Contato, Thiago Rocha, relataram suas experiências para os presentes. Os encontros serviram para alertar sobre possíveis problemas que eles podem encontrar como professores do curso.




O próximo evento ocorrerá no mês de abril. A já tradicional “Aula Inaugural” recepcionará os 300 melhores classificados da prova de seleção. Na oportunidade os alunos irão conhecer seus professores, assim como todo o corpo técnico, ambientando-os ao ambiente acadêmico. A solenidade está prevista para o dia 14, no auditório Reitor Nabuco Lopes, reitoria da UFAL, Campus A. C. Simões, a partir das 19h.