sexta-feira, 5 de junho de 2015

Conexões de Saberes realiza Jornada de Saberes no Caiite 2015



Serão 500 vagas divididas entre alunos do projeto e público em geral

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O programa Conexões de Saberes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoverá uma sequência de aulas de nivelamento de todas as áreas de conhecimento que caem nas provas do Enem. Serão 500 vagas divididas entre alunos matriculados no curso Pré-Enem Comunitário e público em geral.

As aulas acontecerão de 16 a 19 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, no período noturno e terão duração de quatro horas por noite, com atividades teóricas e lúdicas a respeito de três grandes áreas: ciências naturais e matemática, ciências humanas e suas tecnologias e linguagens e códigos.

A Jornada de Saberes 2015 do curso Pré-Enem Comunitário tem o intuito de estimular e gerar confiança no aluno em sua primeira etapa de estudos com nivelamento ademais, para cada área do Enem, beneficiando o público de origem popular.

Esta é a primeira vez que o programa realiza atividades no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) e, de acordo com a coordenadora Janda Alencar, esse será um espaço para divulgação das ações do programa e da própria universidade, e para aumentar o número de parcerias com empresas que investem em educação. “O trabalho que realizaremos no Caiite será interdisciplinar em nível estadual. Vamos consolidar ainda mais o prestígio e a qualidade de nossas atividades, que concorrem com cursinhos de ponta na cidade, além de fortalecer a imagem da Ufal, do Caiite e do Conexões de Saberes”, explicou.

Para poderem assistir ao aulão, os interessados devem se inscrever no site do Caiite (www.caiite.org/inscricoes) como ouvintes, e seguir o procedimento padrão: fazer o credenciamento no dia 15 de junho, das 9h às 14h, e chegar cerca de 30 minutos antes do início para realizar o check-in na atividade. A participação é gratuita.

Conexões de Saberes

O programa Conexões de Saberes é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizado na Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e vem há quase dez anos superando barreiras e vencendo desafios postos na educação através do seu projeto Pré-Enem Comunitário, que, ao longo desse tempo, aprovou mais de mil estudantes oriundos de escolas públicas em cursos de graduação de grande concorrência, como Direito, Medicina, Enfermagem, Engenharias e Ciências da Computação.

As aulas são ministradas por alunos da Ufal que participam do programa e para participar os interessados são submetidos ao um processo seletivo, realizado em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, constando de uma prova escrita com questões de múltiplas escolhas. Os selecionados têm aulas durante todo o ano e participam de outras atividades, como simulados pré-vestibular.