terça-feira, 20 de março de 2012

Origem e desenvolvimento do Programa Conexões de Saberes na UFAL

O Conexões de Saberes é iniciativa do Ministério da Educação e oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos e, a partir disso, intervir em seu território de origem. Além disso, o programa possibilita o monitoramento e a avaliação, pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares.

Na Ufal, o programa começou em 2006, atendendo a cerca de 200 pessoas, com 25 bolsistas engajados em quatro projetos em Maceió: Pré-vestibular Comunitário, Vizinhança, Educação Complementar e Cidadania e Organização e Mobilização Universitária. Em 2011, só no pré-vestibular foram 960 estudantes participantes. São 80 bolsistas de diversos cursos que trabalham as atividades do programa em Maceió, Penedo, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Um comentário:

  1. Uma segunda família (Conexões de Saberes)
    Fiquei triste,admito,quando não consegui a aprovaçao no vestibular.
    Mas nem por isso eu desistii,continuei na luta.
    Quando fiz minha inscrição no sisu 2012, coloquei pela cota,foi aí onde fiz a escolha errada! Mais uma vez,não entrei no ensino superior.
    Me inscrevi no prouni e fui chamada para o curso de Comunicação na IESA (Instituto de Ensino Superior de Alagoas) Mas houve uns probleminhas e mais uma vez,não pude concretizar meu sonho.
    Porém,sou uma conexista!E quem é conexista,sabe que basta acreditar nos sonhos,que um dia eles serão realizados!
    Por isso mais uma vez,eu continuo correndo atrás,me esforçando,dando o melhor de mim,pq eu sei que o melhor está por vir.


    Deixo aqui,meu agradecimento a toda equipe do Conexões.
    Poder participar desse projeto,foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida.
    Sempre me orgulharei de ser uma conexista!


    Obrigada a todos.

    ResponderExcluir