Integrantes do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal
de Alagoas participaram no dia 08 de maio de 2012 de uma reunião com a
vice-reitora Rachel Rocha de Almeida Barros para apresentar o Programa à
nova gestão. Estavam presentes a coordenadora do Projeto
Pré-Vestibular Comunitário /UFAL e Assistente Social Janda Maria Alves
de Alencar e sua equipe de bolsistas, o Pró-Reitor de Extensão Prof.
Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra, o coordenador de Extensão Prof. José
Roberto dos Santos e do coordenador do Programa em Arapiraca Alcindo
Teles Galvão juntamente com alguns dos seus bolsistas.
Os
assuntos em pauta foram: o desenvolvimento do Programa desde 2006 a 2011
e sua permanência dentro da universidade. Ademais, a coordenadora Janda
Maria apresentou o histórico do programa onde deu ênfase ao resultado
segundo dados obtidos pela Copeve do Projeto Pré-Vestibular Comunitário
que desde sua implantação na Ufal obteve a aprovação de seiscentos e
cinquenta e quatro (654) alunos nos processos seletivos, vestibulares e
Enem/Ufal 2006 -2012.
O professor Alcindo Teles coordenador do
projeto no Campus Arapiraca colocou os problemas ocorridos por falta de
segurança na Ufal que está prejudicando as aulas do curso Pré-Vestibular
Comunitário que atende a cem estudantes.
O professor José
Roberto dos Santos explicou em sua fala como trouxe o Programa Conexões
de Saberes para UFAL em 2006, e mostrou a importância de trabalhar com
pesquisas sociais e políticas públicas com estes jovens de origem
popular que participaram do Curso Pré- Vestibular e entraram na
universidade.
A reunião serviu também para buscar novos
diálogos e repensar como reestruturar o projeto e como inserir políticas
de permanência com estudantes do conexões. Segundo a vice-reitora
Rachel Rocha é importante manter e incrementar a política de acesso ao
Ensino Superior, além disso, reunir estes 654 estudantes que entraram na
universidade através do curso Pré-Vestibular e promover um trabalho que
venha fortalecer as políticas de Ação Afirmativa. Torna-se necessário
organizar através das Pró-Reitorias palestras, pesquisas, seminários e
fórum para unificar os projetos que façam parte desta política pública
dentro da universidade entre os quais PIBID, PIBIC Junior, PET Conexões e
NEAB.
Em paralelo foi apresentado o projeto MeuTutor que é uma
plataforma a distância com ambiente educacional inteligente que busca
fazer acompanhamento da aprendizagem dos alunos de forma
individualizada, focando na qualidade do ensino e no desempenho dos
alunos. Segundo Alexandre Alves bolsista do Conexões ao exibir o
projeto direcionou a possibilidade de inserir na plataforma o curso
Pré-Vestibular Comunitário. A próxima reunião com pró-reitores e a
vice-reitora Rachel Rocha está prevista para o dia 28 de maio deste ano
para planejamento dos eventos das ações de permanência.
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