quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto Pré-Vestibular Comunitário apresenta suas ações para a nova gestão


Integrantes do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas participaram no dia 08 de maio de 2012 de uma reunião com a vice-reitora Rachel Rocha de Almeida Barros para apresentar o Programa à nova gestão. Estavam presentes a coordenadora do Projeto Pré-Vestibular Comunitário /UFAL e Assistente Social Janda Maria Alves de Alencar e sua equipe de bolsistas, o Pró-Reitor de Extensão Prof. Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra, o coordenador de Extensão Prof. José Roberto dos Santos e do coordenador do Programa em Arapiraca Alcindo Teles Galvão juntamente com alguns dos seus bolsistas. 

 Os assuntos em pauta foram: o desenvolvimento do Programa desde 2006 a 2011 e sua permanência dentro da universidade. Ademais, a coordenadora Janda Maria apresentou o histórico do programa onde deu ênfase ao resultado segundo dados obtidos pela Copeve do Projeto Pré-Vestibular Comunitário que desde sua implantação na Ufal obteve a aprovação de seiscentos e cinquenta e quatro (654) alunos nos processos seletivos, vestibulares e Enem/Ufal 2006 -2012. 

O professor Alcindo Teles coordenador do projeto no Campus Arapiraca colocou os problemas ocorridos por falta de segurança na Ufal que está prejudicando as aulas do curso Pré-Vestibular Comunitário que atende a cem estudantes. 

O professor José Roberto dos Santos explicou em sua fala como trouxe o Programa Conexões de Saberes para UFAL em 2006, e mostrou a importância de trabalhar com pesquisas sociais e políticas públicas com estes jovens de origem popular que participaram do Curso Pré- Vestibular e entraram na universidade. 

A reunião serviu também para buscar novos diálogos e repensar como reestruturar o projeto e como inserir políticas de permanência com estudantes do conexões. Segundo a vice-reitora Rachel Rocha é importante manter e incrementar a política de acesso ao Ensino Superior, além disso, reunir estes 654 estudantes que entraram na universidade através do curso Pré-Vestibular e promover um trabalho que venha fortalecer as políticas de Ação Afirmativa. Torna-se necessário organizar através das Pró-Reitorias palestras, pesquisas, seminários e fórum para unificar os projetos que façam parte desta política pública dentro da universidade entre os quais PIBID, PIBIC Junior, PET Conexões e NEAB. 

Em paralelo foi apresentado o projeto MeuTutor que é uma plataforma a distância com ambiente educacional inteligente que busca fazer acompanhamento da aprendizagem dos alunos de forma individualizada, focando na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. Segundo Alexandre Alves bolsista do Conexões ao exibir o projeto direcionou a possibilidade de inserir na plataforma o curso Pré-Vestibular Comunitário. A próxima reunião com pró-reitores e a vice-reitora Rachel Rocha está prevista para o dia 28 de maio deste ano para planejamento dos eventos das ações de permanência.

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